A LISTA NEGRA - JENNIFER BROWN
Sem duvidas o livro A Listra Negra até o momento foi um dos romances mais pesados que li este ano, ainda assim não deixou de ser um dos mais bonitos também, esse é o tipo de livro que emociona e traz um turbilhão de sentimentos que vão desde serenidade a raiva, da alegria a tristeza, da luz para o sombrio.

SINOPSE DE A LISTA NEGRA

A LISTA NEGRA - JENNIFER BROWN
Categoria: Literatura Estrangeira Romance| Páginas: 272| Editora: GutenbergClassificação: 5/5
A LISTA NEGRA - JENNIFER BROWN

A autora Jennifer Brown foi muito feliz na escrita da obra. A Lista Negra é um romance instigante, profundo e comovente que aborda o bullying dentro das escolas, mostrando as consequências catastróficas que ele pode trazer tanto a vitima quanto para os que o praticam.
A LISTA NEGRA - JENNIFER BROWN

Foi curioso saber que ela começou sua carreira escrevendo colunas de humor para um jornal. Inclusive ganhou dois Erma Bombeck Global Humor Award (2005, 2006), mas deixou de ser colunista e agora se dedica em tempo integral para os livros jovem/adulto.


A LISTA NEGRA - JENNIFER BROWN

No livro A Lista Negra conhecemos a história de Valerie Leftman, uma adolescente de 16 anos que apesar da pouca idade tem uma vida muito conturbada com sua família desmoronando devido as brigas diárias entre seus pais. Ela estuda no Colégio Garvin onde junto de seu namorado Nick Level é vítima de bullying, afim de desabafar e lançar sentimentos ruins e pessoas ruins para fora de sua vida, val cria então uma lista com o nome de todas as pessoas que a aborrecem e a nomeia de lista negra, mas nunca quis fazer mal a eles. Nick é o único que sabe sobre a existência da  tal lista.

A LISTA NEGRA - JENNIFER BROWN


Val nem imaginava no que aquilo se tornaria, no dia 02 de maio de 2008, Nick vai para a escola armado e começa a atirar em vários alunos na praça de alimentação do colégio, ele selecionava os alunos que estavam na lita negra e sempre que via um atirava. Numa tentativa de parar Nick, Val acaba sendo baleada quando de forma involuntária se joga em frente a Jessica Campbell a fim de ajuda-la. Logo após Nick aponta a arma para a cabeça e se mata.
Agora após seis meses em reclusa Val volta ao colégio e mesmo não sendo culpada pela tragedia, acaba sofrendo maus tratos dos alunos, já que durante o tiroteio, Nick deixou com que a lista negra se perdesse, assim a mesma veio a conhecimento público. Além disso, ela ainda precisa  lidar com as lembranças do namorado que ainda ama, com o afastamento dos seus melhores amigos e a frieza e falta de confiança com que seus pais a tratam.
Desde o inicio percebemos que apesar de ser a autora da lista, Val não é uma menina má, ao contrario disto ela é doce e só está  busca de paz, ainda assim se sente culpada pelo ocorrido, principalmente por não ter percebido as intenções de Nick antes.

A LISTA NEGRA - JENNIFER BROWNToda a história é narrada em primeira pessoa sob o ponto de vista de Valerie, a leitura é fácil e envolvente. A história é dividida em quatro etapas alguns capítulos no presente outros no passado, a maioria deles são abertos com trechos do jornal Trinuna de Garvin, com informações sobre o massacre.

A LISTA NEGRA - JENNIFER BROWN


Jennifer Brown conseguiu abordar a vida de Val por completo com uma linguagem bem direta. Preciso elogiar também a estética do livro que apesar de simples chama muito a atenção pelos detalhes em alto relevo. Este é um livro que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e principalmente sobre o comportamento humano. Enfim uma bela história sobre auto conhecimento e o perdão, indico o livro para todas a idades.



TRECHOS DE A LISTA NEGRA

A LISTA NEGRA - JENNIFER BROWN
“E foi assim que começou a famosa Lista Negra: como uma piada. Uma forma de descarregar a frustração. No entanto, ela acabou se transformando em algo que eu nem imaginava” 

“Era bom fazer parte de um “nós”,  com os mesmo pensamentos, os mesmo sentimentos, os mesmos problemas. Mas, agora, a outra metade desse “nós” tinha ido embora e, deitada no meu quarto escuro. percebi que não sabia como me tornar eu mesma de novo.”

” — O Tempo nunca acaba — sussurrou, sem olhar para mim, mas mirando na minha tela. — Como sempre há tempo para a cura. É claro que há.”

“E eu passava cerca de uma hora, meu quarto ficando escuro, pensando em que diabos tinha acontecido para me tornar tão incerta sobre até mesmo quem eu era. Por que “quem você é” deve ser a pergunta mais fácil de ser respondida, certo?”


A LISTA NEGRA - JENNIFER BROWN
Image Map

compartilhe:
Matilda Natália
escrito por Matilda Natália
Meu nome é Natália, tenho vinte e poucos anos, apaixonada por livros, filmes, moda, series, animais e todas as coisas relacionadas Once Upon A Time.