Razão e Sensibilidade - Orgulho e Preconceito - Persuasão - Edição Especial - Martin Claret

Após a leitura de Razão e sensibilidade de Jane Austen, me dediquei a leitura de Persuasão da mesma autora neste exemplar lindíssimo da Editora Martin Claret. Persuasão foi o último livro escrito por Jane Austen. Por ter sido concluído próximo a data em que se deu os primeiros sintomas da doença que a matou, acredita-se que essa é uma obra inacabada – já que ela não pode ao menos nomear devidamente o seu livro, cabendo ao seu irmão e agente, a tarefa de dar outro que título que não “The Elliots” para essa história.

Sinopse: Persuasão – Jane Austen

[Resenha] Persuasão por  Jane AustenO enredo deste empolgante livro gira em torno dos amores de Anne Elliot que se apaixonara pelo pobre, mas ambicioso jovem oficial da marinha, capitão Frederick Wentworth. A família de Anne não concorda com essa relação e a convence romper seu relacionamento amoroso. Anos após Anne reencontra Frederick, agora cortejando sua amiga e vizinha, Louisa Musgrove. “Persuasão” é amplamente apreciado como uma simpática história de amor, de trama simples e bem elaborada, e exemplifica o estilo de narrativa irônica de Jane Austen, sendo original por diversos motivos, entre eles, pelo fato de ser uma das poucas histórias da escritora que não apresenta a heroína em plena juventude. O romance também é um apanágio ao homem de iniciativa, através do personagem do capitão Frederick Wentworth que parte de uma origem humilde e que alcança influência e status pela força de seus méritos e não através de herança.

Título: Persuasão I Autor (a): Jane Austen I Editora: Martin Claret I Classificação: 5/5 

[Resenha] Persuasão por  Jane AustenAnne Elliot perdeu sua mãe muito cedo e desde então vive com seu pai em Kellynch Hall.  Sr Walter seu pai é um homem vaidoso, orgulhoso e imprudente, tanto que devido as muitas dívidas acumuladas viu outro recurso além de reduzir seus gastos para quita-las. Sem disposição a deixar seus caprichos, como criados, viagens e um belo lar, se deixa convencer a alugar Kellynch Hall e a se mudar para uma propriedade menor em Bath, assim quitara suas dívidas em sete anos.

Coincidência do destino que os novos inquilinos de Kellynch Hall serem os Croft. A Sra. Croft é irmã de Frederick Wentworth com quem Anne se relacionou oito anos atrás. Frederick não tinha posses e como era muito menina Anne foi persuadida por sua melhor amiga, a quem compartilha uma relação de filha e mãe, a abrir mão do seu grande amor de quem estava noiva.

Diante da firme decisão de Anne Frederick Wentworth se viu sem opções e partiu de Kellynch Hall para se ingressar na marinha durante as guerras napoleônicas. Em outo anos se tornou capitão e muito rico.

Anne nunca o esquecera, ao contrário disso o amou a cada dia, mesmo sabendo que certamente após o ocorrido ele a desprezava, mesmo sabendo que a essa altura, após tantos anos ele poderia ser um homem casado e com filhos, mesmo sabendo que estava fadada a tristeza pelo resto de sua vida, pois nunca se perdoaria por ter jogado fora sua felicidade como fez.

Seu único consolo era saber que não veria Frederick novamente, presenciar a forma como ele superara o passado e esquecera as juras de amor eterno, mas agora com a Sra. Croft morando em sua antiga residência, a presença sua vinda a cidade se daria em poucos dias e isso era mais do que ela poderia suportar.

[Resenha] Persuasão por  Jane Austen Persuasão é meu romance favorito de Jane Austen. É uma história linda e de tirar suspiros, o tipo de história que deixa o coração bem quentinho sabe? Anne é o tipo de protagonista que cativa facilmente o leitor e o desenrolar do romance entre Anne e Frederick é angustiante e cheio surpresas, o que prende a atenção do leitor até o último momento.

Com o passar dos capítulos novos personagens vão surgindo compondo a história de uma forma muito inteligente, tudo no seu devido tempo. É fácil se prender a leitura.

A linguagem utilizada no livro é típica de Jane Austen, típica de um clássico literário, porém sem muitas palavras difíceis e isso tornou a leitura mais rápida e dinâmica. Após a leitura da obra, sugiro que assistam ao filme baseado na obra que também é lindo! Já o assisti por três vezes e escrevendo este post sinto-me tentada a assisti-lo novamente.

Pesquise e Compare

Saraiva • Amazon

compartilhe:
Matilda Natália
escrito por Matilda Natália
Meu nome é Natália, tenho vinte e poucos anos, apaixonada por livros, filmes, moda, series, animais e todas as coisas relacionadas Once Upon A Time.