Resenha do livro Quando Escolheram Por Mim da autora Lauren Miller

Certamente você já enfrentou dificuldades em tomar decisões, seja ela simples como: o que vestir hoje? Ou complexa como: qual faculdade escolher? Imagine só como seria bem mais fácil se criassem um aplicativo que fizesse tais escolhas pra você? Um aplicativo que toma decisões baseando-se em suas características físicas e emocionais, que sabe tudo sobre você e, portanto, o que é melhor para você com 100% de acerto e que nunca te deixaria falhar em nada. Bem, então este livro deve estar em sua lista de leitura!

Sinopse: Quando Escolheram por Mim

[RESENHA] Quando Escolheram Por Mim - Lauren MillerE se existisse um aplicativo capaz de dizer o que lhe faria feliz? Qual roupa vestir. Com quem sair. Em qual escola estudar. Um aplicativo capaz de tomar todas as decisões que surgissem? E se você nunca precisasse falhar? Ou fazer a escolha errada? Essa é a realidade na qual vive Rory Vaughn, uma jovem de 16 anos com um futuro promissor: ela acabou de ser aceita em uma exigente escola preparatória. Mas tudo está prestes a mudar, pois alguma coisa parece estranha por trás das aparências da escola de elite. É quando Rory começa a se envolver com North, um charmoso garoto morador das redondezas que insiste em não obedecer ao Lux. Logo, Rory passa a não seguir mais os conselhos do aplicativo e a ouvir a temida voz interior que foi ensinada a ignorar – uma escolha que capaz de mudar a maneira como enxerga toda a realidade.

Categoria: Jovem Adulto| Páginas: 384|Editora: Pavana|Classificação 4/5

[RESENHA] Quando Escolheram Por Mim - Lauren Miller

Quando escolheram por mim se passa em 2032, um mundo moderno que jamais conheceremos. Aurora Vaughn vive em uma sociedade em que todas as decisões são tomadas por um aplicativo inteligente chamado Lux.

As pessoas são obcecadas por seus Geminis (uma espécie de telefone celular) e embora a história se passe no futuro, a sociedade atual age de maneira muito similar. Não temos o Lux, mas dependemos da tecnologia para praticamente tudo. Deixe-me mostrar um exemplo do livro:

“Encontrei Beck a algumas quadras da escola. Ele estava parado, sorrindo para o visor da câmera, e o virou em minha direção para eu ver a imagem. Era uma mulher, claramente moradora de rua, co olhos fundos fitando a câmera. “Não quero seu dinheiro”, dizia o papelão segurado por ela. “Apenas olhe para mim, para eu saber que existo” As palavras e a expressão dela já capturavam o olhar por si só, mas não era isso que fazia a fotografia ser tão fascinante. O efeito vinha das pessoas no primeiro plano: transeuntes com olhos grudados nos celulares enquanto andavam apressados, para seja lá qual fosse seu destino, completamente alheios á mulher com o cartaz.”

Parece familiar, não é?

Há também pessoas rotuladas como doentes, porque ouvem a voz da Dúvida. Segundo estudos comprovados cientificamente esta voz  é causadora de um transtorno psicológico que leva a vitima a cometer atos estúpidos e arriscados. Somente as crianças a ouvem em suas cabeças, mas devem ignorá-las até que ela se extingue por completo, porem há pessoas que ainda  a ouvem e se recusam a usar o Lux.

[RESENHA] Quando Escolheram Por Mim - Lauren MillerAurora, mais conhecida como Rory é uma garota quase comum: com seus complexos adolescentes, mas tem poucos amigos e uma completa nerd. Ela mora com seu pai e madrasta e sonha em ir para a Academia Noveden – uma escola preparatória de prestigio que garante a seus alunos uma bolsa de estudos integral em qualquer universidade de elite. Além disso, sua mãe que faleceu após o parto que a trouxe ao mundo, estudou lá sendo este o principal motivo pelo qual Rory deseja estudar lá.

Felizmente ela é aceita na academia, porem algo foge de seu controle. Assim que ingressa na Academia Rory começa a ouvir a voz da Duvida falando em sua cabeça e teme por sua sanidade mental. Ela tenta a todo custo ignorá-la e mantê-la em segredo, pois tal transtorno não é aceito na Noveden.

Em uma cafeteria próxima ao campus, Rory conhece North, um cara cheio de tatuagens, segredos e um verdadeiro oponente do Lux. Honestamente, esse romance me trouxe certa decepção. Eles formam um casal fofo e doce, mas não senti a química entre eles.

Em breve Rory começa a desvendar um emaranhado de mistérios sobre a sua família, sobre a Academia Noveden, sobre o Lux e o mais importante, sobre a sociedade em que vive. Coisas tão sombrias que a levam, juntamente de seus amigos a lutarem por liberdade. Será que eles terão sucesso?

[RESENHA] Quando Escolheram Por Mim - Lauren MillerQuando Escolheram por Mim é um livro incrível, com uma explicação cientifica para tudo e foi disso que mais gostei, pois leva o leitor a entender mais profundamente a história. Também adorei o artefato psicológico da trama que mostra a facilidade com a qual podemos ser manipulados.

Rory é uma garota adorável, muito inteligente, gentil e decidida. Gosto de ver mulheres com esse perfil nos livros que leio. Ela é um perfeito exemplo do que pode acontecer quando o coração e o cérebro colaboram entre si.

Em geral este livro nos ensina que cada decisão que tomamos, seja ela boa ou má, nos torna quem somo: pessoas livres, passíveis de erros e acertos. Nem sempre é fácil, mas é isso que nos torna humanos. Sem o poder da escolha nos tornamos zumbis fazendo apenas o que é esperado de nos. Então querido leitor, ao ler esse livro pense com sei coração e não tenha medo de duvidar.

[RESENHA] Quando Escolheram Por Mim - Lauren Miller

compartilhe:
Matilda Natália
escrito por Matilda Natália
Meu nome é Natália, tenho vinte e poucos anos, apaixonada por livros, filmes, moda, series, animais e todas as coisas relacionadas Once Upon A Time.